Foto: Polícia Civil (Divulgação)
A Polícia Civil realizou na manhã desta quarta-feira uma operação policial em 20 lares de idosos de Santa Maria. Coordenada pela Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI), a Operação Atemporal tinha o objetivo de averiguar se o atendimento aos idosos em todas as instituições de longa permanência da cidade atendem as normas do Estatuto do Idoso. Os nomes dos locais não foram divulgados. De acordo com a delegada substituta da DPPI, Elizabeth Shimomura, a ação tinha cunho pedagógico.
Condenado por estupro é preso em abordagem de rotina em Agudo
Divididos em sete equipes, 22 policiais visitaram os lares privados e filantrópicos e elaboraram relatórios sobre os serviços. Uma das instituições apresentou irregularidades quanto às acomodações. A delegada não divulgou o nome da entidade.
- Havia remédios misturados com alimentos, idosos aglomerados, péssimo estado de higiene do lugar e dos moradores. Nosso objetivo é alertar os gerentes e proprietários que não só os órgãos de fiscalização, mas a polícia também está atenta - informou a delegada.
Lançada plataforma que vai transmitir imagens de câmeras privadas à polícia
A equipe vai registrar uma ocorrência de maus tratos referindo o problema no local com fotos e o relato dos agentes que fizeram a vistoria. A questão também será relatada ao Ministério Público.
Em 90% estabelecimentos, a Polícia Civil identificou problemas de ordem administrativa, como problemas em alvarás de vigilância sanitária. As falhas serão comunicadas aos órgãos de fiscalização competentes.
Região ganha reforço de 42 policiais militares temporários
Operações como esta são realizadas todos os anos em data não revelada.A DPPI também recebe denúncias de violação aos direitos dos idosos pelos telefones (55) 3217-1440 ou (55) 3222-7894.